Antes que você possa se tornar um blogueiro de sucesso, você deve primeiro encontrar o seu nicho, descobrir como torná-lo lucrativo e descobrir quem são seus leitores ideais.Isso pode ser mais fácil dizer do que fazer, especialmente se você nunca fez nada parecido antes. O que é importante ter em mente é que você não consegue descobrir tudo da noite para o dia. Demora algum tempo e dedicação para aumentar o tráfego no seu blog, portanto, um pouco de paciência o levará muito longe.Então, vamos começar do básico e tirar algumas definições do caminho.

O que é um nicho e como escolho um para o meu blog?

Se você não tem certeza do que é um nicho, você veio ao lugar certo. Em suma, um nicho é um tópico sobre o qual você escreve com mais frequência, ou mesmo exclusivamente, em seus blogs. Pense nos inúmeros blogs de ‘vida saudável’ – eles dão conselhos sobre uma vida saudável. Eles costumam oferecer algumas receitas interessantes, compartilhar informações sobre grandes rotinas de exercícios, falar sobre quais alimentos você deve evitar, etc. Levar um estilo de vida saudável seria o seu nicho.

Agora, o nicho de blogs está criando um blog para anunciar um mercado muito específico. Os blogs de nicho são fáceis de monetizar e geralmente contêm links de afiliados, anúncios, etc., e é principalmente como eles se tornam lucrativos.

Como escolher um nicho

Para se tornar um blogueiro de sucesso, você terá que escolher o nicho certo e trabalhar para atingir a mais alta forma de conhecimento dentro desse tópico. Portanto, escolha aquele que agrada a você – aquele de quem você é apaixonado e mais interessado. Lute pelo sucesso, a felicidade e o reconhecimento. Ao escolher o nicho de interesse e ter o seu próprio ponto de vista, poderá diferenciar o seu blog pessoal da concorrência.

Brainstorm para encontrar o seu tópico

A seguir, um processo que pode ajudá-lo a determinar qual nicho é o melhor para você:

  • Faça uma lista de seus interesses ou hobbies. Quais tópicos te fascinam? Liste todos, por exemplo: golfe, pesca, ioga, jogos ou culinária.
  • Em seguida, liste as realizações das quais você se orgulha, como talento musical, talento artístico ou conquistas esportivas.
  • Agora, liste as dificuldades que você superou ou derrotou, tais como: perder uma quantidade significativa de peso, se recuperar de um revés financeiro ou administrar uma doença.

Durante o curso deste exercício, você terá uma melhor percepção dos tópicos que ressoam com você. Os que você mais ama são os melhores candidatos para o seu nicho. A razão por trás disso é que, enquanto o blog é um processo extremamente divertido, a maioria das pessoas desistem depois de alguns meses porque perdem o interesse por ele.

Não é necessário que você seja um especialista no assunto escolhido, mas é necessário querer saber mais sobre isso. É necessário que você esteja animado com isso. Quando você está desinteressado no tópico, os leitores vão notar e eles vão parar de vir ao seu blog, é tão simples quanto isso.

Limite um pouco

Depois de encontrar seu tópico de interesse, é uma boa ideia restringi-lo. Se você está super empolgado com yoga, por exemplo, escolha o tipo que mais lhe interessa. É quente e ioga de Bikram? Kundalini Algo mais?

Se você escolher um assunto muito amplo, será difícil para você se destacar da multidão. Falando de yoga especificamente, apenas fazendo uma pesquisa simples no Google, você encontrará inúmeros grandes blogs cobrindo este tópico. Você só estará tornando mais difícil para as pessoas encontrarem o seu blog.

Como faço para encontrar um nicho lucrativo para o meu blog?

Então, agora você tem o seu tópico de interesse, você diminuiu um pouco, tudo parece estar indo muito bem. E agora? Como você começa a ganhar dinheiro com isso?

Faça uma pesquisa de mercado

Bem, a primeira coisa que você deve fazer é conferir a concorrência. Uma simples pesquisa no Google para o seu nicho seria suficiente. Você também pode conferir as redes de mídia social, até mesmo revistas de papel para descobrir sua concorrência e ver se terá o público que deseja. Você pode usar ferramentas gratuitas para obter informações sobre o volume de pesquisas para saber com o que estará lidando.

Se houver muitas pesquisas com muitos sites competitivos, talvez você queira restringir ainda mais seu tópico. Explore todas as possíveis ideias de palavras-chave que seriam de interesse para o público, para que você possa encontrar aquele ponto ideal entre grande demanda e baixa concorrência.

Veja como o seu nicho é lucrativo

Se você quiser ganhar dinheiro com o seu blog, você precisa saber se o nicho que você escolheu é lucrativo o suficiente. Você pode mais uma vez facilmente verificar isso com uma pesquisa no Google. Quando você digita suas palavras-chave, existem anúncios que aparecem como o primeiro resultado?
Quando marcas ou empresas estão pagando para anunciar os produtos ou serviços relacionados ao seu nicho, você sabe que escolheu um bom tópico e poderá gerar receita com seu blog com anúncios.

Uma maneira melhor de gerar receita com seu blog pode ser através da venda de produtos afiliados. A Amazon, por exemplo, tem um bom programa de afiliados que permite que você receba uma comissão de 10% quando seu blog envia um cliente de compra para eles. Voltando ao nicho de ioga, você poderia vincular a produtos afiliados da Amazon, como calças de yoga, esteiras, etc.

Quem é seu leitor ideal?

É um equívoco comum que um tipo específico de postagem no blog atraia a pessoa certa quando ela realmente é o próprio público que dita o tipo de conteúdo que um blogueiro deve escrever. É por isso que você deve sempre ter seu leitor ideal em mente ao criar um blog lucrativo.

Uma vez que você tenha uma idéia de quem são seus leitores ideais, você pode ajustar o idioma que você usa em seus posts, o tom de voz, o tipo de produtos que você irá comercializar para eles, etc.

Conhecer a faixa etária do seu público ajudará você a determinar o provável poder aquisitivo, o que, por sua vez, permitirá que você saiba quais tipos de produtos promover. Quanto menor o poder de compra, mais baratos os produtos que você deve comercializar e vice-versa. Isso ajudará você a determinar seu estilo de escrita. Se o seu público é avançado em seu nicho, você pode usar o jargão específico do tópico, se não for, você vai querer mantê-lo simples.

Ter um leitor específico em mente irá ajudá-lo a centralizar seus posts para eles, tornando a escrita mais fácil e o seu novo trabalho mais agradável.

Como escolher um nicho para o blog?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *