Uniao de Blogueiros Evangelicos

A importância do nome no AT e sua aplicação no NT

O nome de alguém indica sua própria personalidade, serve para caracterizar uma pessoa com o propósito de identificá-la. O nome consiste num dos direitos da personalidade, assim como todos tem direito à vida, à intimidade e a integridade física todos tem direito a possuir um nome. Enfim o nome representa o indivíduo, quando escutamos o nome de alguém vem a nossa mente todas as características individuais daquela pessoa.


No AT o nome de uma pessoa tinha uma ampla relevância confundia-se com o próprio modo de ser e circunstâncias da vida de alguém. Por exemplo, em 1 Cr 4.9 a bíblia cita um homem chamado jabez que recebeu esse nome porque sua mãe o teve com dores de parto. Jacó que significa suplantador teve seu nome mudado para Israel, aquele que luta com Deus, depois que ele lutou com um anjo para obter uma benção. Abrão também teve seu nome mudado para abrãao que significa pai de uma multidão, logo após ter recebido do Senhor a promessa de que seria pai de uma grande nação. Para anunciar a iminente destruição de Israel, o senhor ordenou ao profeta Isaías que colocasse o nome do seu segundo filho Maer-Salal-Hás-Baz que quer dizer "rápido à presa, veloz ao despojo". (Is 8.3). Também ao profeta Oséias foi ordenado pelo Senhor colocar o nome de sua filha de Lo-Ruama, que significa "não é compadecida" para declarar a indignação do senhor Deus com o pecado do povo de Israel e a sua breve destruição. (Os 1.6). Diante disso percebe-se a grande importância do nome de alguém na cultura judaica, indicando até mesmo através dele eventos proféticos.


No NT o nome de uma pessoa ganha uma conotação diferenciada, em nossa cultura geralmente as pessoas não colocam o nome de seus filhos tendo em vista circunstâncias ou eventos, porém a importância do nome tem mais a ver com a nossa reputação, o nosso testemunho pessoal perante a sociedade. Ter um bom nome é possuir uma conduta correta, ter integridade de caráter, exercer uma influência positiva sobre o próximo. Por isso Salomão declara: "Mas digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o ouro."(Pv 22.1). O nosso modo de ser perante o próximo determina o modo como as pessoas nos olham, se com respeito e consideração ou com desconfiança. Além disso devemos lembrar que temos um bom nome a zelar, o de igreja santa, imaculada e irrepreensível.


Devemos ser conhecidos por nossas boas obras. Assim como o nome de uma pessoa indentifica-o, o nosso caráter e disposição de servir ao próximo devem nos distinguir dessa geração corrompida e perversa, lembrando que a identidade do crente é o amor.

Exibições: 294

Comentar

Você precisa ser um membro de Uniao de Blogueiros Evangelicos para adicionar comentários!

Entrar em Uniao de Blogueiros Evangelicos

© 2014   Criado por UBE/Administrador.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço