Uniao de Blogueiros Evangelicos

Deus concede a Josafá vitória sobre os seus inimigos (2Cronicas 20:14-17)

http://evangelistaneisaldanha.blogspot.com.br/2012/04/deus-concede-...

 

Então veio o Espírito do SENHOR, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe,
E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus.
Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel.
Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco. 2 Crônicas 20:14-17

História de um livramento grandioso vindo da parte do Senhor para um rei e para um povo que buscou a sua presença num momento difícil, num momento aonde eles se sentiam indefesos e sem forças perante tão grande multidão de adversários.
Um texto bastante conhecido do povo de Deus, muito estudado, muito pregado e que ao longo dos tempos tem edificado muitas vidas.
Este relato bíblico nos conta a história de um homem de Deus chamado Josafá. Josafá foi rei de Judá e Benjamim no reino sul, depois da divisão das 12 tribos de Jacó, após o reinado de Salomão por causa da idolatria e do pecado, Israel foi dividido ficando 10 tribos como reino norte (Israel), e 2 tribos como reino sul (Judá).
Um fato interessante sobre Josafá é que assim como Asa seu pai foi fiel ao Senhor, Josafá também foi fiel ao Senhor: E o SENHOR era com Josafá; porque andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai, e não buscou a Baalins.
Antes buscou ao Deus de seu pai, andou nos seus mandamentos, e não segundo as obras de Israel.
E o SENHOR confirmou o reino na sua mão, e todo o Judá deu presentes a Jeosafá, o qual teve riquezas e glória em abundância. 2 Crônicas 17:3-5
Um fato digno de nota porque nem sempre os filhos andam nos caminhos do Senhor como seus pais, e com os reis de Judá era algo muito difícil da acontecer. Josafá buscou ao Senhor de todo coração e fez uma limpeza em Judá, abolindo a idolatria do meio do povo, levantando levitas e príncipes para ensinar a nação as leis de Deus, e o mais glorioso é que diz a Palavra: E ensinaram em Judá, levando consigo o livro da lei do SENHOR; e foram a todas as cidades de Judá, ensinando entre o povo. 2 Crônicas 17:9 E quando a Palavra de Deus é pregada vemos que o avivamento é certo, vidas são transformadas, verdadeiros adoradores se levantam para glorificar e exaltar o nome do Senhor, e não cresce e prospera. E veio o temor do SENHOR sobre todos os reinos das terras, que estavam ao redor de Judá, e não guerrearam contra Jeosafá.
E alguns dentre os filisteus traziam presentes a Jeosafá, e prata como tributo; também os árabes lhe trouxeram gado miúdo; sete mil e setecentos carneiros, e sete mil e setecentos bodes.
Cresceu, pois, Jeosafá grandemente em extremo e edificou fortalezas e cidades de provisões em Judá. 2 Crônicas 17:10-12

Vemos no texto acima Deus honrando a Josafá, havia um temor nas nações ao redor de Judá, vemos até os Filisteus trazendo tributo para Josafá. Aprendo com este texto que a chave da vitória esta na nossa fidelidade ao Senhor, quando estamos realmente nos seus caminhos, obedecendo e praticando a sua palavra vemos a fidelidade de Deus. Mas eu glorifico a Deus pela Bíblia, porque da mesma forma que ela mostra as qualidades dos homens e mulheres de Deus, ela também mostra suas falhas e fraquezas, e com Josafá não foi diferente. Vemos no inicio desta mensagem que Josafá buscou ao Senhor por um livramento, ele pede socorro porque um grande exército se levanta para destruir Judá. E sucedeu que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Jeosafá. 2 Crônicas 20:1
Mas porque um exército se levantou contra Josafá, se ele era um homem de Deus, se ele mesmo tinha o respeito das nações vizinhas e vemos também na Palavra que o próprio Josafá tinha um exército poderoso.
E teve muitas obras nas cidades de Judá, e homens de guerra e valentes, em Jerusalém.
E este é o número deles segundo as suas casas paternas; em Judá eram capitães dos milhares: o chefe Adna, e com ele trezentos mil homens valentes;
E depois dele o capitão Joanã, e com ele duzentos e oitenta mil;
E depois Amasias, filho de Zicri, que voluntariamente se entregou ao SENHOR, e com ele duzentos mil homens valentes;
E de Benjamim, Eliada, homem valente, e com ele duzentos mil, armados de arco e de escudo;
E depois dele Jozabade, e com ele cento e oitenta mil, armados para a guerra.
Estes estavam no serviço do rei; afora os que o rei tinha posto nas cidades fortes por todo o Judá. 2 Crônicas 17:13-19

Se fizermos uma conta simples veremos que Josafá contava com um exército de 1.160.000, ou seja mais de um milhão de soldados, homens de guerra preparados para a batalha.
Então vamos a pergunta, porque Josafá temeu? Porque tanto medo? Porque tanta insegurança?
A resposta esta num detalhe do texto abaixo:
E sucedeu que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Jeosafá. 2 Crônicas 20:1 E sucedeu que, depois disto... Depois do que? para chegarmos a uma reposta concreta precisamos estudar o capitulo 18 e 19 de 2 Cronicas.
E estudando a Palavra vemos que Josafá tomou duas atitudes errada: Primeiro se aparentou com acabe:
Tinha, pois, Jeosafá riquezas e glória em abundância, e aparentou-se com Acabe. 2 Crônicas 18:1
Conhecemos muito bem quem era Acabe, um rei idolatra que juntamente com sua esposa Jezabel exterminava os profetas do Senhor e mergulhou Israel num tempo de idolatria terrível. Conhecemos também Acabe através do confronto de Elias e os 400 profetas de Baal e os 450 profetas de Asera ( 1 Reis 18 ).
Portanto não era uma pessoa na qual o rei Josafá um homem de Deus deveria se aparentar, fazendo isso ele caiu num laço, e vemos no decorrer da história que o filho de Josafá (Jeorão) se casou com a filha de Jezabel (Atalia), e por causa disto quase todos os descendentes da casa de Davi foram mortos ( 2 Cronicas capítulos 21 e 22 ).
Segundo participou de uma guerra que não era dele:
Porque Acabe, rei de Israel, disse a Jeosafá, rei de Judá: Irás tu comigo a Ramote de Gileade? E ele lhe disse: Como tu és, serei eu; e o meu povo, como o teu povo; iremos contigo à guerra.
2 Crônicas 18:3

Sendo um homem de Deus Josafá não deveria ter participado de uma batalha que não era dele, mesmo buscando a direção de Deus, mesmo recebendo a resposta de que eles seriam derrotados, Josafá entrou numa batalha que quase lhe custou a vida.
Aprendo com isso que temos que tomar cuidado com nossas amizades, pois a própria Palavra diz:
Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:4
Os servos de Deus tem que servir de testemunho para os pecadores, mas a verdade é que assim como foi com Josafá muitos tem sido seduzidos pelo mundo, e isto é um laço do inimigo, temos que vigiar porque o diabo nosso adversário esta ao nosso derredor bramando como leão buscando a quem possa tragar ( 1 Pedro 5:8 ). Da mesma forma como Josafá que entrou numa guerra que não era para ele, muitos tem sofrido porque não tem pedido direção para Deus e tem entrado em situações que não eram para entrar, e muito tem orado mas não tem aguardado a resposta de Deus e age por conta própria. Vemos no Capitulo 18 de 2 Cronicas que Josafá foi enganado por Acabe: E disse o rei de Israel a Jeosafá: Disfarçando-me eu, então entrarei na peleja; tu, porém, veste as tuas roupas reais. Disfarçou-se, pois, o rei de Israel, e entraram na peleja. 2 Crônicas 18:29
Acabe era um sujeito astuto, porque ele havia recebido a profecia de Micaias dizendo que ele iria morrer, e tentou dar um jeito para fugir da profecia se disfarçando de soldado, e ainda por cima convenceu Josafá a ficar com suas vestes reais, jogando Josafá num laço.
E aprendemos também neste texto como Josafá estava cego espiritualmente e estava caindo direitinho na cilada do inimigo, vejamos o que diz a Palavra:
Sucedeu que, vendo os capitães dos carros a Jeosafá, disseram: Este é o rei de Israel, e o cercaram para pelejar; porém Jeosafá clamou, e o SENHOR o ajudou. E Deus os desviou dele. 2 Crônicas 18:31
Por causa da cilada de Acabe, Josafá quase morreu, mas vemos também neste texto a misericórdia de Deus que livrou o seu servo da morte, porque Deus o desviou dos soldados inimigos. Josafá clamou ao Senhor e este tem que ser o clamor daqueles que se afastaram de Deus, tem que buscar o Senhor enquanto há tempo, Deus que é misericordioso. Deus deu o livramento. Você que tem se afastado dos caminhos do Senhor e tem sido seduzidos pelo mundo, volte para Jesus, Ele te ama e não se esqueceu de você. Mas aprendo também nesta Palavra que quando Deus fala Ele cumpre: Então um homem armou o arco e atirou a esmo, e feriu o rei de Israel entre as junturas e a couraça; então disse ao carreteiro: Dá volta, e tira-me do exército, porque estou gravemente ferido. 2 Crônicas 18:33
Diz a Palavra que um soldado pegou o seu arco na simplicidade e atirou para o alto, sem um alvo definido, e aquela flexa entre milhares de soldado acertou a Acabe que esta disfarçado de soldado e morreu. Deus havia falado pela boca do profeta Micaias e a profecia se cumpriu. Deus fala, Deus cumpre. Depois vemos Josafá sendo reprendido: E Josafá, rei de Judá, voltou em paz à sua casa em Jerusalém.
E Jeú, filho de Hanani, o vidente, saiu ao encontro do rei Josafá e lhe disse: Devias tu ajudar ao ímpio, e amar aqueles que odeiam ao SENHOR? Por isso virá sobre ti grande ira da parte do SENHOR.Boas coisas contudo se acharam em ti; porque tiraste os bosques da terra, e preparaste o teu coração para buscar a Deus. 2 Crônicas 19:1-3

Depois dessa breve explanação podemos entender o texto completo do capitulo de 2 Cronicas 20. Josafá estava sofrendo um ataque da parte dos moabitas e amonitas, e mesmo tendo um grande exército ele não estava preparado para a batalha, e era necessário um concerto perante o Senhor, e foi exatamente isto que ele fez: Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o SENHOR, e apregoou jejum em todo o Judá. E Judá se ajuntou, para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá vieram para buscar ao SENHOR. 2 Crônicas 20:3-4
Josafá temeu e buscou ao Senhor, ele reconheceu que somente em Deus que misericordioso ele poderia vencer os seus inimigos, ele na sua fraqueza buscou forças em Deus.
Você esta se sentindo fraco? busque forças em Deus, reconheça suas fraquezas, suas falhas e peça socorro e livramento ao Senhor.
Josafá apregoou um jejum em toda nação, e todos buscaram ao Senhor.
Josafá também buscou refugiu na Palavra de Deus que diz:
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias. 2 Crônicas 7:14-16
Josafá estava na Casa do Senhor ( Templo ), buscando de todo coração, porque havia uma promessa naquele lugar, Deus havia dito que se eles o buscassem naquele lugar, Ele o próprio Deus entraria com a providência, sabe o que isto significa? Significa crer na Palavra, viver a Palavra, tomar posse da Palavra.
Depois disto entramos no texto base de estudo, Deus levantou um profeta e disse as palavras abaixo:
E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus. 2 Crônicas 20:15
Deus entrou na batalha e socorreu o seu povo.
Aprendo também nesta passagem bíblica que o livramento veio de forma milagrosa, mas aprendo também que Josafá teve que fazer sua parte.
Primeiramente ele creu, diz no versículo 20 que os moradores de Jerusalém levantaram bem cedo e creram no profeta do Senhor.
Depois Josafá colocou cantores ( levitas) para louvar ao Senhor e diz a Palavra que quando eles começaram a louvar Deus colocou armadilhas no meio do exército inimigo:
E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados. 2 Crônicas 20:22
Aleluia, vejo nesta Palavra que o louvor é arma de guerra, veja queridos leitores que quando Josafá recebeu a Palavra de vitória ele não ficou em casa dormindo, mas levantou bem cedo, veja também que eles não ficaram de braços cruzados ou dispersos, mas eles começaram a louvar:
E aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o SENHOR, que louvassem à Majestade santa, saindo diante dos armados, e dizendo: Louvai ao SENHOR porque a sua benignidade dura para sempre. 2 Crônicas 20:21
Aprendo com esta Palavra, que Deus não nos quer na passividade de braços cruzados ou dormindo, mas mesmo nesta batalha onde Josafá não precisou guerrear, houve um posicionamento do povo de Deus, eles louvaram ao Senhor. Quer vitória, Louve... Esta triste, louve... Esta desanimado, louve... Esta precisando de um milagre, louve... O louvor é arma de guerra.
Aprendo também nesta Palavra que o Povo de Deus ainda no quarto dia estavam louvando e engrandecendo o nome do Senhor:
E ao quarto dia se ajuntaram no vale de Beraca; pois ali louvaram ao SENHOR. Por isso chamaram aquele lugar o vale de Beraca, até ao dia de hoje. 2 Crônicas 20:26
E nestes dias eles viverem um grande milagre, todo exercito que queriam mata-los acabaram morrendo, sem que eles precisarem lutar, somente ficaram louvando o nome do Senhor.
Encerro este estudo falando sobre o vale de Beraca citado no texto acima, que significa vale de benção, o inimigo pensou que iria derrotar Josafá naquele vale, o inimigo pensou que iria triunfar sobre Israel naquele vale, mas aquele vale que seria para derrota se transformou em vale benção, porque o Senhor transformou o choro em alegria, e a tristeza em vitória, no vale o Povo de Israel desfrutou as bençãos do Senhor.
Não sei qual vale você tem enfrentado na sua vida, talvez você esteja sofrendo muito, mas como um profeta do Senhor eu quero lhe dizer... "Creia na Palavra do Senhor"...  Se posicione, busque ao Senhor, se humilhe, reconheça suas fraquezas e temores, reconheça suas limitações, busque a Sua direção, e quando Deus falar com você... LOUVE, LOUVE, LOUVE... Porque a sua benignidade dura para sempre... Que este vale que você esta passando se transforme em vale bençãos em nome de Jesus.
A nossa maior vitória foi conquistada na cruz do calvário, ali Jesus morreu por nós, derramou o seu sangue para perdoar os nossos pecados e ressuscitou para nos da vida eterna.
Não sei o que você tem feito, também não estou aqui para te julgar, mas sim para falar que o Senhor Jesus não esqueceu de você, Ele te ama e quer completar a grande obra na sua vida.
Jesus te ama

Exibições: 1041

Comentar

Você precisa ser um membro de Uniao de Blogueiros Evangelicos para adicionar comentários!

Entrar em Uniao de Blogueiros Evangelicos

© 2014   Criado por UBE/Administrador.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço