Uniao de Blogueiros Evangelicos

http://evangelistaneisaldanha.blogspot.com.br/2012/07/neemias-49-re...

Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai.E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente.Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras.E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.

E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração. Gênesis 37:2-11
José foi um grande homem de Deus, sua história é um exemplo para todos nós, um exemplo de superação, um exemplo de fé, onde nos ensina a nunca desistir de nossos sonhos, por mais difícil que seja a situação, Deus sempre cumpre a sua Palavra.
Encontramos no livro de Gênesis o registro de vários homens de Deus como: Noé, Abraão, Isaque e Jacó. Porém o Espírito Santo registra a história de José com mais enfase, é história mais longa, com mais capítulos em todo o livro. Isto nos mostra a importância deste servo do Senhor e porque a sua história tem impactado tantas vidas ao longo dos séculos.
José era filho de Jacó, também conhecido como Israel, um homem que ao longo de sua vida teve muitas experiências com o Senhor Deus, e com certeza José prestava muita atenção quando Jacó contava suas histórias, e isto teve um grande impacto em sua vida. Jacó tinha 12 filhos e José era um dos filhos mais novos, o décimo primeiro para ser exato, e a Bíblia nos deixa claro que o seu pai tinha preferência por ele, fazendo dele o seu filho favorito:
Estas são as gerações de Jacó. Sendo José de dezessete anos, apascentava as ovelhas com seus irmãos; sendo ainda jovem, andava com os filhos de Bila, e com os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e José trazia más notícias deles a seu pai.
E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Gênesis 37:2-3
Por ser um filho de confiança, o filho preferido, José recebeu uma vestimenta especial, diferente das vestes dos irmãos, José tinha um tratamento diferenciado dos demais, Jacó via em José varias qualidades que os distinguiam dos seus irmão, vemos que José não participava dos maus comportamentos de seus irmãos e ainda comunicava ao seu pai os erros deles.
Claro que isto teve um preço alto, não quero entrar no mérito de quem errou, mas ali existia uma família desestruturada, uma família aonde não havia união, onde as discussões eram constantes.
José cresceu neste meio familiar, o diz a Palavra que seus irmão ficaram com ódio de José devido o tratamento especial que ele recebia de seu pai:
Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente. Gênesis 37:4
José cresceu em um lar onde os próprios irmão lhe odiavam, que situação terrível!!!
Mas José não era só querido pelo seu pai, ele também era um escolhido por Deus, e Deus falava com ele através de sonhos, vejamos o que diz a Palavra a este respeito:
E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele. Números 12:6
José teve um sonho da parte de Deus, e é coisa linda quando recebemos revelações da parte do Senhor:
Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.
E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:
Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. Gênesis 37:5-7
Diz a Palavra que José tinha 17 anos quando teve este sonho, e é difícil exigir maturidade de um jovem desta idade, José ainda imaturo contou o seu sonho para seus irmãos, e o que conseguiu com isto foi ainda mais ódio.
O que Deus estava mostrando para José é que ele teria futuro brilhante, um futuro de prosperidade, de honra, e que ele seria mais importante que seus irmãos, o que para os padrões da época era impraticável, pois viviam em uma sociedade patriarcal, e como tal o filho mais velho seria o mais importante, neste caso Ruben, José era um dos filhos mais novos, e isto deixava seus irmãos mais furiosos.
Mas Deus trabalha da maneira como quer, escolhe e capacita quem Ele quer, e José foi o escolhido por Deus, escolhido para uma grande obra.
Confirmando o proposito de Deus vemos que José teve outro sonho, o que deixou seus irmãos ainda mais furiosos, porém diz a palavra que Jacó guardou aquele sonho no seu coração.
Você que esta lendo esta mensagem, você tem sonhos? Venho aqui te encorajar a sonhar mais, a acreditar em você, e acima de tudo a confiar em Deus, tem sonhos que é Deus que coloca em nossos corações, tem projetos que Deus coloca em nossas vidas, e temos que aprender com José a vencer as adversidades.
Meditando na história de José podemos tirar algumas lições:
PRIMEIRO: Cuidado para quem você conta os seus sonhos, nem todos desejam o seu sucesso, tem sonhos que você precisa guardar em seu coração, e confiar somente naqueles que você tem a certeza que estão do seu lado.
Tem um ditado popular que diz que "sonhar não custa nada", e isto é verdade, porém para concretizar um sonho tem um preço, e muitas vezes este preço é alto, vemos que José pagou um preço alto para ver o seus sonhos se realizarem.
As vezes vemos uma pessoa sendo exaltada pelo Senhor e não imaginamos o que esta pessoa passou para estar naquele patamar, não sabemos quantas vezes ela chorou, quantas vezes ela achou que não tinha mais jeito, mas o servo de Deus perseverou, foi fiel, jejuou o orou e recebeu a benção. Por isso ele pode dizer: " quem me vê assim, não sabe o que passei para chegar aqui", Deus é fiel.

SEGUNDO: Há muitos " irmãos de José" andando por ai, pessoas que querem destruir os seus sonhos, que querem matar os seus sonhos, que querem te lançar na cova, e te ver na escravidão:

E viram-no de longe e, antes que chegasse a eles, conspiraram contra ele para o matarem.
E disseram um ao outro: Eis lá vem o sonhador-mor!
Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos. Gênesis 37:18-20
Os maiores inimigos de José estavam dentro da sua casa, a inveja é um sentimento que destrói o ser humano.
Intentaram o mal contra ele e lançaram numa cova:
E ouvindo-o Rúben, livrou-o das suas mãos, e disse: Não lhe tiremos a vida.
Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cova, que está no deserto, e não lanceis mãos nele; isto disse para livrá-lo das mãos deles e para torná-lo a seu pai. Gênesis 37:21-22
O interessante é que José foi salvo justamente pelo seu irmão mais velho, porém foi lançado numa cova, a cova representa solidão, representa aquele sentimento de rejeição e de abandono, abandonado por todos, menos por Deus, Este nunca abandona os seus servos.
Se você se sente rejeitado e abandonado até mesmo pelos seus irmão, saiba que você tem um amigo fiel, seu nome é Jesus Cristo o Filho de Deus, Deus esta no controle de todas as coisas, no tempo certo você receberá a sua vitória, permaneça firme.
Vemos pela Palavra que seus irmãos foram ainda mais longe:
Vinde e vendamo-lo a estes ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque ele é nosso irmão, nossa carne. E seus irmãos obedeceram.
Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito. Gênesis 37:27-28
Eles venderam José como escravo, e como escravo José foi amarrado, colocaram correntes em suas mãos e pés, e ele foi levado para uma terra distante, sem saber o que ia acontecer, foi separado do seu amado pai e de seu irmão mais novo Benjamim.
Os irmão de José pensaram que desta forma estavam enterrando os sonhos de José, achavam que desta forma estavam destruindo o futuro de José. Mas os que eles não entendiam é que foi Deus quem colocou aqueles sonhos no coração de José, e era o próprio Deus que iria se encarregar de cumpri-los, Deus iria usar o mal que os irmãos armaram, e transforma-lo em bem, somente Deus tem este poder.
Meus caros leitores, o inimigo muitas vezes luta para colocar correntes em suas mãos e pés, ele tenta de todas as formas matar os seus sonhos, destruir os seus projetos, porém persevere, não desista a sua hora vai chegar.
TERCEIRO: Confie em em Deus, não deixe as adversidades te desanimar, por mais difícil que esteja a sua situação hoje, creia que amanhã será melhor.
E José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá.
E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.
Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão,
José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha. Gênesis 39:1-4
José mesmo como escravo, trabalhando para Potifar, foi prospero porque o Senhor estava com ele, José ao invés de desanimar, confiou em Deus, e me chama muito a atenção, quando a Bíblia diz  "que o Senhor estava com ele", as pessoas viam Deus na vida de José, e ele mostrava isto com sua honestidade e com seu testemunho, Deus não abandou José, este servo de Deus foi um exemplo magnifico de integridade no trabalho, superando até mesmo as tentações:
E aconteceu que, falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela,
Sucedeu num certo dia que ele veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali;
E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora. Gênesis 39:10-12

José era um homem que temia a Deus e respeitava Potifar, e não iria permitir que esta mulher o seduzisse, e mesmo fazendo tudo certo e sendo inocente, foi preso, porém vemos nesta história que o Senhor nosso Deus tinha o total domínio sobre a situação, José lá na frente ia colher os frutos da sua fidelidade.

QUARTO: Saiba esperar o tempo do Senhor, Deus vê la na frente, José estava sendo preparado para o que Deus ia colocar nas mãos dele, Deus iria usar o mal que os irmãos, e que Potifar e sua esposa fizeram, para capacita-lo, para molda-lo, para fazer dele um campeão. Deus via lá na frente.
E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; assim esteve ali na casa do cárcere.
O SENHOR, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor.
E o carcereiro-mor entregou na mão de José todos os presos que estavam na casa do cárcere, e ele ordenava tudo o que se fazia ali.
E o carcereiro-mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porquanto o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava. Gênesis 39:20-23
José mesmo na prisão, mesmo sendo inocente não desanimou, sua consciência estava tranquila, e mesmo na prisão José prosperou, aprendemos mais uma vez com as Escrituras Sagradas que a benção acompanham aqueles que são fiel, não importa a luta ou a dificuldade a Mão do Senhor sempre acompanha os seus servos.

José se destacava sempre dos demais, isto porque ele sempre estava disposto a trabalhar e trabalhava com diligencia, com honestidade, e onde José colocava as mãos, o Senhor abençoava.
Se foi assim com José pode ser conosco também, basta termos as mesma atitudes, a mesma fidelidade, o mesmo compromisso. José não era um super homem, ele tinha os mesmo desejos e defeitos que nós, porém a sua confiança em Deus era inabalável.

QUINTO: Seja um instrumento nas mãos do Senhor, e nunca deixe de usar os dons e talentos que foram confiados a você, lembre-se: O Nome do Senhor precisa ser Glorificado.
José alem de ter sonhos vindo da parte de Deus, ele tinha a capacidade dada por Deus para interpretar sonhos.
Então perguntou aos oficiais de Faraó, que com ele estavam no cárcere da casa de seu senhor, dizendo: Por que estão hoje tristes os vossos semblantes?
E eles lhe disseram: Tivemos um sonho, e ninguém há que o interprete. E José disse-lhes: Não são de Deus as interpretações? Contai-mo, peço-vos. Gênesis 40:7-8
Aprendemos aqui mais uma virtude de José, pois além dele estar passando por uma provação terrível ele ainda se preocupava com os outros, quando percebeu que o padeiro e copeiro estavam triste foi ajuda-los.
E vemos no decorrer da história que José interpretou o sonho dos dois, e se cumpriu da maneira como ele interpretou, só que José fez um pedido para o copeiro:
Dentro ainda de três dias Faraó levantará a tua cabeça, e te restaurará ao teu estado, e darás o copo de Faraó na sua mão, conforme o costume antigo, quando eras seu copeiro.
Porém lembra-te de mim, quando te for bem; e rogo-te que uses comigo de compaixão, e que faças menção de mim a Faraó, e faze-me sair desta casa;
Porque, de fato, fui roubado da terra dos hebreus; e tampouco aqui nada tenho feito para que me pusessem nesta cova. Gênesis 40:13-15
José pediu para que o copeiro falasse bem dele para faraó, e lhe que relatasse a injustiça que estava passando.
O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José, antes se esqueceu dele. Gênesis 40:23
Vemos que José foi esquecido pelo servo de faraó, e quantas vezes não passamos por situações parecidas, ajudamos alguem, um amigo, um familiar que esta passando por dificuldades, e quando precisamos da sua ajuda esta pessoa vira as costas.
Mas não tem problema não, nosso Deus não se esquece de nós, na hora certa ele vira nos socorrer.

SEXTO: Aproveite as oportunidades que o Senhor coloca sobre a sua vida, use a inteligência que Deus te deu, você pode, você consegue.
José não sabia, mas aquele dia seria diferente, já haviam se passado dois anos desde a interpretação do sonho do copeiro de faraó, parecia um dia como qualquer outro, porém na noite anterior faraó teve um sonho.
E aconteceu que, ao fim de dois anos inteiros, Faraó sonhou, e eis que estava em pé junto ao rio.
E eis que subiam do rio sete vacas, formosas à vista e gordas de carne, e pastavam no prado.
E eis que subiam do rio após elas outras sete vacas, feias à vista e magras de carne; e paravam junto às outras vacas na praia do rio.
E as vacas feias à vista e magras de carne, comiam as sete vacas formosas à vista e gordas. Então acordou Faraó.
Depois dormiu e sonhou outra vez, e eis que brotavam de um mesmo pé sete espigas cheias e boas.
E eis que sete espigas miúdas, e queimadas do vento oriental, brotavam após elas.
E as espigas miúdas devoravam as sete espigas grandes e cheias. Então acordou Faraó, e eis que era um sonho.
E aconteceu que pela manhã o seu espírito perturbou-se, e enviou e chamou todos os adivinhadores do Egito, e todos os seus sábios; e Faraó contou-lhes os seus sonhos, mas ninguém havia que lhos interpretasse. Gênesis 41:1-8
Faraó teve um sonho que o perturbou muito e ninguém em todo o reino conseguia interpretar, até que o copeiro se lembrou de José, e contou a faraó que na prisão José interpretou o seu sonho e se cumpriu.
Então mandou Faraó chamar a José, e o fizeram sair logo do cárcere; e barbeou-se e mudou as suas roupas e apresentou-se a Faraó.
E Faraó disse a José: Eu tive um sonho, e ninguém há que o interprete; mas de ti ouvi dizer que quando ouves um sonho o interpretas.
E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a Faraó. Gênesis 41:14-16
De repente uma comitiva foi enviada por faraó e veio até a prisão, e tira José de lá, e o leva para ganhar veste novas e fazer a barba, ou seja cuidar da aparência. O tempo de choro estava chegando ao fim, a vida de José estava prestes a mudar para melhor.
Permaneça firme irmão, o tempo do choro esta chegando ao fim, você vai viver as promessas de Deus, vale a pena permanecer fiel ao Senhor, vale a pena recusar os prazeres deste mundo, resistir as tentações, pois sempre no final, o Sol da Justiça brilha ao nosso favor.
José é levado até a presença de Faraó, devidamente vestido, depois de 13 anos de lutas e de sofrimentos, e principalmente, ele estava preparado e capacitado por Deus para aquele momento, desta forma ele interpreta o sonho de Faraó, algo que ninguém em todo o reino foi capaz de fazer.
Resumindo a interpretação:
E eis que vêm sete anos, e haverá grande fartura em toda a terra do Egito.
E depois deles levantar-se-ao sete anos de fome, e toda aquela fartura será esquecida na terra do Egito, e a fome consumirá a terra;
E não será conhecida a abundância na terra, por causa daquela fome que haverá depois; porquanto será gravíssima.
E que o sonho foi repetido duas vezes a Faraó, é porque esta coisa é determinada por Deus, e Deus se apressa em fazê-la.
Portanto, Faraó previna-se agora de um homem entendido e sábio, e o ponha sobre a terra do Egito. Gênesis 41:29-33
José entregou a mensagem, e mais uma vez reconheceu que a interpretação vinha de Deus, não dele, e José teve um crescimento relâmpago, ele passou de encarregado da prisão, para primeiro ministro da nação mais poderosa da face da terra até então:
E esta palavra foi boa aos olhos de Faraó, e aos olhos de todos os seus servos.
E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um homem como este em quem haja o espírito de Deus?
Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu.
Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu.
Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito.
E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pós na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço.
E o fez subir no segundo carro que tinha, e clamavam diante dele: Ajoelhai. Assim o pôs sobre toda a terra do Egito.
E disse Faraó a José: Eu sou Faraó; porém sem ti ninguém levantará a sua mão ou o seu pé em toda a terra do Egito. Gênesis 41:37-44
Glória a Deus, como é bom colher os frutos de uma vida honesta, uma vida santa aos pés do Senhor.
Agora José era Governador do Egito, depois de 13 anos de sofrimento, José com 30 anos estava no lugar que Deus havia lhe mostrado em seus sonhos, e esteve neste lugar de honra até a sua morte aos 110 anos .
O que José talvez não sabia, era que Deus já havia mostrado para Abraão o seus planos:
Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos,
Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza. Gênesis 15:13-14
Agora José estava aonde Deus queria, naquele lugar José iria ser usado como instrumento para toda sua família, e também foi usado por Deus para abençoar toda uma nação e muitos povos, pois a fome seria extrema sobre a terra.

SÉTIMO: Saiba perdoar, não guarde magoa, não guarde rancor, se livre de todos estes sentimentos, se liberte, somente assim você estará preparado para vôos mais altos.

José, pois, era o governador daquela terra; ele vendia a todo o povo da terra; e os irmãos de José chegaram e inclinaram-se a ele, com o rosto em terra.
E José, vendo os seus irmãos, conheceu-os; porém mostrou-se estranho para com eles, e falou-lhes asperamente, e disse-lhes: De onde vindes? E eles disseram: Da terra de Canaã, para comprarmos mantimento.
José, pois, conheceu os seus irmãos; mas eles não o conheceram.
Então José lembrou-se dos sonhos que havia tido deles Gênesis 42:6-9
Chegou o momento em que o sonho de José se realizou por completo, os irmãos de José não o reconhecendo se prostrou diante dele, e José se lembrou dos Sonhos.
Uma das lições mais valiosas que aprendemos no decorrer desta história, é que José poderia ter se vingado dos seus irmãos, porém não fez, ter ocultado sua identidade a principio foi usado como forma de corrigi-los, quebranta-los, e vemos que o propósito foi atingido, no final seus irmãos reconheceram seus erros, se arrependeram.
E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.
Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. Gênesis 45:4-5
Que exemplo de José, não vemos nenhuma magoa, nenhum rancor, vemos um coração perdoador.
Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida.
Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei a vós e a vossos filhos. Assim os consolou, e falou segundo o coração deles. Gênesis 50:20-21
José nos ensina que Deus esta no controle de nossas vidas, e nem sempre entendemos de imediato os seus propósitos, mas como José temos que confiar, e permanecer com nossa fé inabalável, devemos perdoar, e estar preparado para quando as oportunidades vierem.
Por mais que olhamos em volta e só vemos derrotas, lutas e dificuldades, temos que estar firmes aos pés de Jesus, o nosso socorro virá, por mais que os adversários sejam muitos, e perseguição seja implacável, e as vezes de pessoas próximas a nós, temos que crer em Deus e em sua Palavra, o melhor de Deus ainda esta por vir, e com certeza o nome Dele será Glorificado.

Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. Salmos 126:5-6
Creia a sua hora vai chegar, nunca desista do Senhor, não olhe para traz, o que passou já passou, olhe para frente, olhe para Jesus o autor e consumador da nossa fé.
Como é bom permanecer fiel, e colher os frutos de uma vida de obediência.
Jesus te ama

Exibições: 254

Comentar

Você precisa ser um membro de Uniao de Blogueiros Evangelicos para adicionar comentários!

Entrar em Uniao de Blogueiros Evangelicos

© 2014   Criado por UBE/Administrador.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço