Uniao de Blogueiros Evangelicos

(By Pr. Leonardo J. N. Félix blog: criticasagrada.blogspot.com 19/11/09)
Referência – Mateus 13.47-50
Tema – A grande pescaria do Senhor
INTRODUÇÃO

1. O homossexualismo no meio da igreja

A. Esses dias li um artigo horripilante acerca da promiscuidade com que alguns pastores da Igreja Luterana Americana trataram o homossexualismo em seu meio. Segundo eles os cristãos podem assumir seu relacionamento homossexual, “desde que vivam numa relação estável”.

B. A imoralidade tem sido tratada como um valor aceitável por Deus. Entretanto, a palavra do Senhor condena explicitamente o homossexualismo. Romanos 1.26,27 descreve esse comportamento como sendo fruto da rebeldia do homem pecador à ordem do seu criador.

C. Os homens querem servir a Deus sem largar o pecado. Muitos se consideram participantes do reino de Deus, porém vivendo na sensualidade da carne.

2. A rede e o juízo de Deus

1. Mateus narra a parábola da rede para expor o juízo vindouro de Deus sobre aqueles que se consideram participantes do reino, mas não foram transformados pela regeneração.

2. Jesus compara o reino dos céus a uma rede de pesca que arrasta peixes de espécies diversas (v. 47).

3. No momento em que a rede se enche ela é puxada até a praia para que os pescadores façam a triagem daqueles que serão úteis (v. 48).

4. O arraste da rede é uma metáfora do juízo de Deus que há de vir. Nele os anjos separarão os injustos dentre os justos (v. 49).


S.T – Assim, gostaria de chamar sua atenção para as etapas que sucederão o juízo de Deus.

I. ANTES DO JUÍZO DE DEUS OS HOMENS BONS E MAUS SE AJUNTARÃO NO SEU REINO (v. 47 “O reino dos céus é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie”)

1. O reino está aberto para todos os homens, porém só aqueles que têm a natureza de Deus serão herdeiros dele. Como ensinou Jesus a Nicodemus: “quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (Jo 3.6). Não adianta está no meio da Igreja sem a regeneração. Quando os anjos do Senhor arrastarem a rede eles trarão à tona a natureza dos não- regenerados.

2. O reino de Deus num contexto do mundo tem atraído todo tipo de gente, inclusive alguns que nunca tiveram uma transformação do Senhor em suas vidas. Por exemplo: Homossexuais que nunca deixaram de ser; prostitutos que nunca abandonaram os seus desejos carnais; semeadores de contenda que não deixaram de fomentar rixas entre os irmãos. No juízo eles terão a sua verdadeira natureza desvendada (cf. 1 Co 4.5; 1Tm 5.24)

II. ANTES DO JUÍZO DE DEUS O REINO ESTARÁ ABARROTADO DE PESSOAS (v. 48 “E quando já está cheia, os pescadores arrastam-na para a praia...”)

1. Deus está esperando o enchimento do reino para impetrar o seu juízo. Haverá um momento em que a rede dele dará o sinal de que está cheia, então os seus anjos virão fazer o “grande arraste”.

2. Temos visto muita gente que se identifica como servo de Deus, porém sua vida escandaliza o nome do Senhor. Atores famosos; cantores que faziam sucesso no mundo, agora fingindo convertidos, vendem suas música aos crentes. O reino de Deus está ficando abarrotado e esse fato nos dá um indício de que o juízo de Deus se aproxima.

III. ANTES DO JUÍZO DE DEUS OS ANJOS SEPARARÃO OS HOMENS MAUS DOS BONS (v.48 “e, assentados, escolhem os bons para o cestos e os ruins deita fora”; v. 49 “... sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos”)

1. Os anjos de Deus estão aguardando o dia do Senhor para poderem separar os homens maus dos cidadãos do reino celestial. O reino sofrerá um grande “peneirão”, onde só os fiéis à vontade de Deus permanecerão (cf. Mt 7.21). Os anjos virão para cumprir o juízo eterno do Senhor (v. 49). Muitos se lamentarão, pois serão rejeitados por Cristo.

2. Entretanto, Jesus não nos deu a permissão de separar os homens bons dos maus. Nessa existência não temos competência para julgar ninguém. Essa tarefa foi confiada aos anjos que não errarão quando tiverem que separar os falsos fiéis dos eleitos de Deus.

CONCLUSÃO

1. Enfim, os sinais do juízo de Deus estão se descortinando em nossa geração. Ser evangélico passou para o patamar de status social. Os homens, em busca de espiritualidade, porém sem compromisso com Deus, tem enfileirado igrejas e ensinado um evangelho estranho à palavra de Deus.

2. Portanto, devemos está atentos ao cumprimento do juízo de Deus que se aproxima, buscando viver para agradá-lo e finalmente sermos incluídos entre os homens bons pertencentes ao reino dos céus.

Exibições: 50

Comentar

Você precisa ser um membro de Uniao de Blogueiros Evangelicos para adicionar comentários!

Entrar em Uniao de Blogueiros Evangelicos

© 2014   Criado por UBE/Administrador.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço